25.MAI.2024

Exposição Route 25

A Galeria de Arte do MABEU-CCBEU completa no dia 29 de maio, 25 anos de atuação ininterruptas de exposições de arte, além de promover encontro com artistas e ações educativas. Para comemorar esta data significativa, inaugurará no dia 31 de maio, às 19h, a exposição ROUTE 25. A mostra ficará aberta ao público até  29 de junho, com visitação das 14h às 19h30, de segunda a sexta-feira, e sábado de 9h às 13. A entrada é franca.

A Galeria de Arte  do MABEU- CCBEU foi criada do sonho de um apreciador da arte e sócio do CCBEU, Jorge Alex Nunes Athias, que acreditou que deveria ser construída um espaço que atendesse às necessidades de uma Galeria de Artes.

Associado a este projeto de espaço, foi elaborado um projeto de atividades culturais, assinado e idealizado por Yeda Lobato Potiguar, que esteve à frente da Galeria por 17 anos. Assim em 26 de maio de 1991 aconteceu a primeira exposição denominada “Memórias de Alexandria” do artista paraense Valdir Sarubbi.

O “sonho” de Jorge Alex Athias foi levado adiante na gestão do então presidente Amilcar Leao e mais tarde na gestão de Carlos Amilcar Pinheiro, quando foi criado o MABEU em 1998,  fruto da inspiração de Gileno Chaves que contribuiu com inúmeras doações do seu acervo pessoal, que ajudaram a dar de imediato uma relevância ao MABEU no cenário das artes plásticas em Belém. 

Gileno Chaves trouxe um novo dinamismo à Galeria de Arte do CCBEU, que passou a ser do MABEU,  e hoje possui um acervo formado por quase 900 obras de arte.

Neste cenário, muitos artistas de outras cidades tiveram a oportunidade de expor no MABEU, como Evandro Carlos Jardim (SP), Cláudio Tozzi (SP), Ubirajara Ribeiro (SP), Evandro Teixeira (BA), Susi Cantarino (ARG), Diana Randazzo (ARG), Juraci Dórea (BA), entre outros, que estão participando desta mostra comemorativa.

Atualmente o Conselho Curador do MABEU é formado por Geraldo Teixeira (artista), Jorge Alex Nunes Athias (Colecionador e advogado), Jorge Eiró (artista, arquiteto e professor) e  Yeda Potiguar (Arte-educadora).

Com esta mostra apresentamos um recorte do que vem sendo produzido no campo da arte contemporânea brasileira e estão participando a grande maioria de artistas que realizaram uma exposição individual. 

Artistas participantes:

​Abrão Bemergui , Acácio Sobral, Alberto Bitar, Ana Mokarzel, Antonio Victor da Silva, Armando Queiroz, Armando Sobral, Caciporé Torres, Cláudia Leão, Claudio Tozzi, Décio Soncini, Diana Randazzo, Dina Oliveira, Dio Viana, Elieni Tenório, Elza Lima, Emanuel Franco, Evandro Carlos Jardim, Evandro Teixeira, George Venturieri, Geraldo Teixeira,  Francisco Gonzalez, Granato, João Pinto, Jocatos, Jorge Eiró, José Fernandes , Juraci Dórea, Keyla Sobral, Marinaldo Santos, Milton Montenegro, Nina Matos, Osvaldo Gaia, Paolo Ricci, Paulo Andrade, Pedro Cunha, Ruma, Simões, Susi Cantarino, Tibico Brasil, Ubirajara Ribeiro, Valdir Sarubbi, Valerio Silveira e Walter Bandeira.

Abertura:  31 de maio, às 19h

Exposição: 01 a 29 de junho de 2016

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30 e sábado de 9h às 13h - ENTRADA FRANCA

Entrevista do Presidente do Conselho de Administração do CCBEU falando dos 25 anos da galeria de arte! Jornal Oliberal do dia 29/05! Clique aqui!   


Endereço: Trav. Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos 

Belem - PA Tel.: (91) 32216116 


OUTRAS NOTÍCIAS

21 de NOV de 2023

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos  Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilha..

LEIA MAIS
28 de MAR de 2022

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos..

LEIA MAIS
14 de JUL de 2021

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no EnsinoAlie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Par..

LEIA MAIS
25 de MAR de 2020

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,Acesse aqui o link da sua turma.Segunda-FeiraManhãProfessor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio Link: https://www.corujito.com/Conference/p..

LEIA MAIS