07.NOV.2024

Exposição de Arte no MABEU - CCBEU aborda o universo virtual das Selfies

EXPOSIÇÃO DE ARTE NO MABEU- CCBEU ABORDA O UNIVERSO VIRTUAL DAS SELFIES 

Abre no dia 07 de novembro (terça-feira), a partir das 19h, a exposição de pinturas “No que você está pensando?”, sexta individual do artista visual paraense João Cirilo. A exposição estará em cartaz na Galeria de Arte do CCBEU, entre os dias 08 e 30 de novembro, com visitação de segunda a sexta, de 14h ás 19h, e aos sábados, de 9 às 12h, com entrada franca. A exposição voltada ao temas do retrato, reúne cerca de 50 pinturas, de pequenas e médias dimensões. 

Graduado em Educação Artística e com mestrado em Artes, ambos pela UFPA, João Cirilo provém de meios como o desenho e instalações multimídia, participando de exposições desde 2001. Sua primeira incursão no campo pictórico teve início em 2012, com seu interesse por questões relacionadas à cor, a partir de 2008. Aprendendo técnicas de pintura a acrílica por meio de livros e cursos, o artista começou a explorar o retrato, sobretudo o retrato feminino como tema, passando antes pelo desenho a lápis de cor, para analisar aspectos da composição através de questões cromáticas.

O fácil acesso a meios digitais de captação de imagem, como smartfones, tablets e máquinas fotográficas cada vez mais sofisticadas, promoveu uma maior democratização da fotografia, que mais do que nunca é explorada na produção de autorretratos, as chamadas selfies, tão em voga em decorrência do interesse por parte de uma expressiva parcela da população em registrar momentos de suas vidas e publicar nas redes sociais. Nunca estivemos tão interessados em publicar informações sobre nós mesmos e nunca estivemos tão interessados pela vida do outro, como nos dias atuais.

Foi intrigado por essa dinâmica da exposição da vida privada nas redes, e adotando muitas vezes a aleatoriedade como método, que o artista foi compondo um banco de imagens reunindo retratos de grupos, retratos individuais e em meio a esses, autorretratos, que serviram de base para a construção de telas que se pretendiam o mais próximas possível das fotografias originais, consideradas as limitações técnicas e perceptivas do artista em relação ao conjunto de formas, cores, volumes e dados compositivos e fisionômicos presentes em tais imagens. A série de pinturas “No que você está pensando?” tem como mote, assim, promover a transposição, para pintura em acrílica sobre tela, de algumas das fotografias apropriadas de redes sociais. A pergunta-título desta série se refere à emblemática pergunta que o Facebook faz aos seus usuários, diariamente.

Talvez o intuito desta série seja o de promover reflexões sobre a enorme produção de imagens na contemporaneidade, bem como levantar questões sobre a exposição da vida privada nas redes sociais e apontar para os possíveis usos, para o bem e para o mal, de tais imagens, tangenciando assuntos espinhosos como a apropriação e os direitos de imagem; a invasão de privacidade e a liberdade de expressão; os percursos, enfim, que as imagens podem fazer em tempos de mundos conectados.

Em outras palavras, ao se apropriar de imagens, e tentando, na medida do possível negociar seus usos, o artista pretende borrar as fronteiras entre o público e o privado, utilizando como instrumento o meio tradicional e potente da pintura, até pouco tempo relegada a segundo plano pela crítica e pelo mercado de artes, mas hoje dotada cada vez mais de interesse e relevância enquanto meio nas artes visuais.

 

SERVIÇO

No que Você está Pensando? - Retratos em acrílica de João Cirilo

Abertura: 07 de novembro, às 19h

Visitação: de 08 a 30/11, de segunda à sexta, de 14h às 19h, aos sábados, de 9h às 12h. 

Entrada franca

GALERIA DE ARTE DO MABEU - CCBEU

Travessa Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos Belém, Pará (91) 3221-6100

www.ccbeu.com.br 

ARTE EM PROCESSO                                                                               

Por Natacha Barros 

A exposição “No que você está pensando? arte em processo” apresenta um projeto em execução. Obras em vários níveis de acabamento são trazidas ao público numa expografia que destaca o fazer artístico, levando o visitante a percorrer tal caminho, das obras acabadas à intimidade do ateliê. Entre telas emolduradas e rabiscos que destacam os pontos de luz a serem coloridos à tinta, nos damos conta da dimensão técnica que João Cirilo lança mão, num processo lento e gradativo de aprendizagem.

A série iniciada em 2012 traz, para além do conteúdo pictórico, uma dimensão poética que diz respeito às relações de socialização na contemporaneidade. Tais obras mostram mulheres que posam não para o artista, como os modelos num atelier, mas que se mostram, elas mesmas, diante de câmeras fotográficas, a fim de se representarem para um público de inúmeros seguidores virtuais.

Sorrateiro, João vaga em sua comunidade online por brechas de privacidade propositalmente abertas pelos usuários. Neste flanar pelo ciberespaço, atento às figuras femininas, o artista sequestra fotografias públicas de mulheres desconhecidas para reproduzi-las: da tela do ecrã para a tela em tecido. As modelos podem ser encaradas como uma extensão do mundo real, e a intimidade expressada em seus olhares é como um simulacro da sensualidade de um encontro pessoal.

As imagens sequestradas nunca serão as imagens que retornam, por mais semelhança que se queira na técnica da pintura acadêmica, pois sua essência é alterada a cada deslocamento entre o real e o virtual. Ao transformar as selfies em pinturas, o artista confere a essas imagens um valor simbólico próprio dos retratos da tradição artística ocidental.

Neste trabalho, Cirilo dinamiza a relação entre obra e público à medida que, entre um estado e outro da obra, reinsere o retrato em processo na rede virtual de onde a retirou, numa atitude que leva à interação do público no tempo de criação da obra, mas, sobretudo, num rumo em que obra e modelo se encontram.  A série No que você está pensando? Está em parte disponível na página do artista na rede social Facebook, onde o usuário pode acompanhar a construção desse processo criativo. 

JOÃO CIRILO 

(Belém – PA, 1978) Mestre em Artes pelo Instituto de Ciência das Artes da UFPA (2011). Especialização em Semiótica e Artes Visuais pelo Núcleo de Artes da UFPA (2006). Graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Plástica pela Universidade Federal do Pará (2004). Pesquisador, professor e artista plástico. Atua como técnico cultural na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Desde 2001, participa de exposições, iniciando como  integrante do grupo A9, em Belém, com o qual  participou das exposições: Alternâncias, UFPA (2001); Grupo A9, (2002); Anti-Consumo, NUAR (2002); Visões, Galeria Theodoro Braga (2002); Montagem, Galeria Municipal (2003); Delírios, Elucubrações, Suspiros Poéticos e Saudades, Galeria Graça Landeira da UNAMA (2003). Participou das coletivas: Coletiva de Novos - Intermeios, SESC-DOCA (2002); Mostra Coletiva Abril Pra Arte, Galeria Municipal (2002); Novíssimos, Espaço Cultural Banco da Amazônia (2002-3); Exposição de abertura do atelier-café Almazen (2003); Evidências, Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha (2003); Fluxo de Arte Belém Contemporâneo, projeto de intercâmbio entre artistas brasileiros e Ingleses, realizado no Museu de Arte de Belém - MABE (2004); Inventário, Sala Vip da Vale Verde Turismo (2004); 8 Solos s/ Superfícies; Corporaturas, Museu Histórico do Estado do Pará (2008); Tessituras, Galeria Graça Landeira da UNAMA (2008); O Fio Condutor, Galeria Graphos: Brasil (RJ), 2012.  Foi selecionado nos salões: XI Mostra de Arte Primeiros Passos do CCBEU (2002), VI Projeto Cobra Criada, da Fundação Curro Velho (2002); Arte Pará 2005 e Pequenos Formatos da UNAMA em 2006. Individualmente realizou as exposições Pretinho Básico, na Galeria Municipal de Belém (2003)/Museu de Arte Popular, em Icoaraci (2004); O Desenho em Suspensão, resultado do curso de Especialização em Semiótica e Artes Visuais, (2005) no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas; o trabalho de intervenção site specific O Patrimônio Histórico, na Cidade Velha, no centro histórico de Belém, em meio à programação do 3° Fórum de Pesquisa em Artes, organizado pelo Instituto de Ciências e Artes da UFPA , (2006); Color Bars, na Galeria Theodoro Braga (2008) e Arte em Processo, na Galeria Vitória Barros, em Marabá (2016). Obras em acervo da Fundação Cultural do Estado do Pará e Museu Casa das Onze Janelas.

Contatos: (91) 981237363 | joaociriloneto@yahoo.com.br

facebook: https://www.facebook.com/joao.cirilo.771

OUTRAS NOTÍCIAS

21 de NOV de 2023

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos  Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilha..

LEIA MAIS
28 de MAR de 2022

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos..

LEIA MAIS
14 de JUL de 2021

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no EnsinoAlie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Par..

LEIA MAIS
25 de MAR de 2020

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,Acesse aqui o link da sua turma.Segunda-FeiraManhãProfessor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio Link: https://www.corujito.com/Conference/p..

LEIA MAIS