Ana Mokarzel e Pedro Cunha

SILÊNCIOS E VAZIOS
Ana Mokarzel e Pedro Cunha

    No dia 12 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h, na Galeria de Arte Edgar Contente do CCBEU, haverá a abertura da exposição Silêncios e Vazios, com fotografias de Ana Mokarzel e Pedro Cunha; e curadoria de Marisa Mokarzel.
O encontro entre os dois fotógrafos acontece a partir de diferentes caminhos e técnicas. Prevalece a estética adotada por cada um, o tom da luz e a cor que se abriga no enquadramento, no corte desejado antes ou depois da cena captada. São confluências de uma forma de ver e se colocar no mundo. Silêncios e vazios unem Ana Mokarzel e Pedro Cunha que, em seus caminhos, por vezes não retornam ao lugar vivido, mas se deixam tocar pelo labirinto de sentimentos que adere às imagens, à passagem de um indefinido tempo, sempre à deriva na fotografia sujeita a outros olhares, sentimentos e interpretações.
O silêncio das imagens de Ana Mokarzel encontra-se entrelaçado ao vazio da perda, a fotógrafa navega pelo que é inaudível aos ouvidos, mas que soa como um grito dentro de si ou daquele que se depara com o incessante movimento, com a solidão úmida, com a tempestade preste a cair. O urbano e o não urbano se conjugam sem delinear fronteiras, fluem na força de uma tessitura íntima, sem prender-setanto ao objeto fotografado. A fotografia de Ana Mokarzel tanto se encontra associada ao que ela percebe em suas inúmeras andanças, como se atrela ao subjetivo universo em que está inserida. A fotógrafa pontua a realidade pelas frestas e na sua estética o que se distingue são a velocidade, a luz e a cor que atravessam a imagem e a aproximam do cinema, da pintura.
Pedro Cunha, inquieto andante, executa outros movimentos, mistura-se à veloz multidão urbana, imprimindo a si mesmo o lento ritmo de quem, atento, percebe o passo quase inaudível daquele que caminha pelas ruas, centrado em si, habituado à paisagem, aos corriqueiros deslocamentos. Não importa a cidade, o país, são todos caminhantes, às vezes capazes de gestos de carinho, às vezes dispersos, envoltos na tecla digital. Com sutileza, o fotógrafo vê a complexa cidade que se encontra diante dos olhos. Cria fotografias que se alojam no indefinível tempo, e se deixam encobrir por brancas camadas, que não ocultam, apenas recobrem o espaço para que surjam novas imagens e o espectador vague o olhar sem pressa no íntimo colóquio com a imagem, na impermanência do instante.
Ana e Pedro em seus diferentes percursos se tocam, se fundem e se distanciam. O que se vê são imagens que se processam a partir do momento em que se colocam diante do objeto e decidem que ali está o que irá se transformar.

Exposição: Silêncios e Vazios: Ana Mokarzel e Pedro Cunha
Local: Galeria de Artesdo MABEU – CCBEU
Trav. Padre Eutíquio 1309
Abertura: 12 de agosto de 2014, às 19h
Período de visitação: 12 de agosto a 12/09/14
Horário: Terça a Sexta de 9h às 12h e das 13h às 19h30. Sábado das 9h às 13h
Contatos: Ana Mokarzel: anamokarzel@hotmail.com e anamokarzel@gmail.com fones: 88023748 e 83354999. Pedro Cunha: pedrocunha70@gmail.com fone: 81212492.



VOLTAR