07.MAI

27ª MOSTRA DE ARTE CCBEU PRIMEIROS PASSOS

CCBEU - MABEU

27º SALÃO DE ARTE DO CCBEU “PRIMEIROS PASSOS”

Resultado do Salão

Premiados 

1º lugar: Deia do Socorro Pinheiro Lima

2º lugar: Luiz Fernando dos Anjos Veiga Rabelo

3º lugar: Giulia S. Dias (Tuca Dias)


Menções honrosas: 

Ana Sarah Freitas dos Santos

Brenda Brito do Carmo

Maria Izete Castro Rodrigues (Iza Girard)

Yan Faria dos Santos (Yan Belém)


SELECIONADOS:

Carla Augusta da Silva Barroso

Cristina Lúcia Arias Navas

Daniela Carvalho de Almeida

Ericka Isabella Pantoja Santos (Bellah Santos)

Everton Maurício Pereira Nascimento

Evna Mara Moura Gutierrez

Fernando José Paranhos de Almeida

Gilberto Guimarães Filho

Guido Couceiro Elias

Guilherme  Cabral de Vasconcellos

Jerry Adriane Silva dos Santos

José Santana P. De Carvalho Jr.

Juliana de Aguiar Lobato

July Anne Pereira da Silva

Leonardo da Silva Cabral

Marcelo dos Santos Nascimento

Maria Itatiane da Silva Moraes

Maria Madalena Felinto Pinho

Nadia Rose Conceição Jaime

Nazaré Cistina Carvalho

Patrícia Regis Brasil

Pedro Henrique Alcantara Figueira (Petrvs Figueira)

Rafael Matheus Moreira Monteiro

Ramon Reis Souza

Renata Negrão Moreira

Renato Martins das Neves

Rodrigo José Castro Correia

Rosana Maria Rodrigues Crespo Teixeira

Rui Rafael de Brito Barbosa

Sandro Saraiva de Jesus

Sarah Raquel Russel de Oliveira Miranda

Taís Pena de Castro (Tais Godoy)

Vidal Albuquerque Pancera

Ylen Braga Brito

Júri:

Alberto Bitar

Armando Sobral

Melissa Barbery


Informações: Travessa Padre Eutíquio, 1309

Fone: 3221.6100 - artes@ccbeu.com.br 

Instant Profits AI

LEIA MAIS

03.MAI

EXPOSIçãO: DO PONTO AO PIXEL

O CCBEU através do MABEU participará da 16ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, onde o MABEU é cadastrado. No Brasil, um total de 1.130 museus participam desta semana, com um total de 3.261 eventos paralelamente e o  tema  deste ano é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

O MABEU elaborou uma agenda especial para o período do evento e a exposição coletiva “Do ponto ao Pixel” abrirá a programação. São 10 artistas convidados, sendo: ALBERTO BITAR, DANIELLE FONSECA, FLAVYA MUTRAN, KEYLA SOBRAL, LUCIANA MAGNO, MELISSA BARBERY, NANDO LIMA , ORLANDO MANESCHY, PP CONDURU e VAL SAMPAIO que tem um trabalho colaborativo com o LABTECHNÉ.


ABERTURA:03/05 ÀS 19H

VISITAÇÃO: 04 A 30/05 DE 14 ÀS 19H (SEG A SEX) E 9H ÀS 12 (SAB)

GALERIA DE ARTE DO MABEU

LEIA MAIS

03.MAI

DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

O CCBEU em parceria com a Embaixada Americana e a USBEAPA (Associação de  ex-participantse de programas de intercâmbio Brasil-Estados Unidos) realizarão uma mesa redonda para discutir sobre a liberdade de imprensa, uma vez que o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado anualmente em 3 de maio.

Esse dia foi criado com objetivo de aumentar a conscientização sobre sua importância e avaliar as ameaças globais à liberdade de imprensa em todo o mundo, sendo ela um dos pilares de uma sociedade democrática.

A mesa será composta pelo advogado Clodomir Araújo Jr, mestrando em Direitos fundamentais e atualmente é conselheiro Estadual da OAB-PA. Ele falará sobre a Espetacularização da Justiça Criminal e os Limites Democráticos da Imprensa; pela fotógrafa jornalista Maria Christina Barbosa, que abordará o papel do jornalista diante de um contexto de crise, e atuando nas redes sociais; pelo jornalista Dilson Pimentel, que falará sobre a Ética do jornalismo- opinião e imparcialidade das informações e proteção dos jornalistas na cobertura diária; pela Avelina Castro , jornalista que trará para mesa o papel da imprensa na sociedade; pelo Thiago Almeida Barros, jornalista e Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura.

Ainda comporão a mesa a mediadora, Sheila Faro, que falará sobre o papel do sindicato e pela jornalista Carla Vianna, coordenadora da mesa.

Sheila Faro é jornalista e presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará .


Sheila Faro

Jornalista formada pela UFPA há 23 anos. Já trabalhou em TV, rádio, impresso, mas a maior atuação é em Assessoria, onde já está há 20 anos, com passagem pela Companhia Docas do Pará, Capitania dos Portos, OAB-PA, dentre outras.

Presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará (Está no terceiro mandato)

Membro da Academia Paraense de Jornalismo

Diretora da Abrajet - Associação Brasileira dos Jornalistas em Turismo

Foi diretora da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas 


​Dilson Pimentel:

49 anos e 28 de profissão. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Trabalho no jornal O Liberal desde janeiro de 1990.

Durante quase 20 anos atuou na Editoria de Polícia do jornal. Há mais de três anos voltou para a Editoria de Atualidades, que cobre o dia a dia da cidade e na qual iniciou sua carreira em O Liberal. Também trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), da Prefeitura de Belém, durante quase 17 anos.

Colaborou com informações, e também sendo entrevistado, para o livro de Sílvia Ramos e Anabela Paixão, intitulado “MÍDIA E VIOLÊNCIA” e no qual fala sobre a relação dos repórteres que atuam na cobertura policial com os policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública. Trata-se de um livro de circulação nacional.


Clodomir Araújo Jr

Mestrando em Direitos Fundamentais, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais (PPGDF) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Advocacia Criminal, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Conselheiro Estadual - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, professor da Pós-Graduação em Ciências Criminais do Centro Universitário do Estado do Pará e da Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal da Universidade da Amazônia. É advogado sócio do Escritório CLODOMIR ARAÚJO ADVOGADOS, com atuação na área de Direito Penal Econômico.


Avelina Castro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (UFPA). É Jornalista Amiga da Criança (2015). Possui três Prêmios Tim Lopes de Investigação Jornalística, nas categorias Temática Especial (Tráfico Humano) e Mídia Alternativa (2008) e Menção Honrosa (2010), além do Prêmio Jovem Jornalista (2017). Também foi finalista do Prêmio Embratel de Jornalismo (2007). É servidora pública concursada da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e atua como assessora de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Foi repórter dos jornais Amazônia/O Liberal (2000-2011), tendo iniciado sua carreira no jornalismo impresso, no extinto jornal A Província do Pará (1996-1998). É professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). E também coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) Jornalismo Impresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) É professora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Suas áreas de atuação em pesquisa são: jornalismo impresso, história da imprensa, Amazônia, gênero, sexualidades, crianças e adolescentes.


Maria Christina

Jornalista atuante em assessorias de comunicação com ênfase na área cultural e nas artes visuais, trabalhando também como fotografia autoral e produção. Foi gerente geral de artes visuais do Instituto de Artes do Pará. 

Atualmente faz pós graduação em Comunicação Científica no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/ Ufpa) e é assessora da Secretaria de Estado de Planejamento.


Thiago Almeida Barros

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama), mestre em Planejamento do Desenvolvimento do Trópico Úmido/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 2011). Premiado com a medalha Margarida Kuncsh pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom, 2007). Graduado em Comunicação Social / Jornalismo (UFPA, 2006). Atualmente é coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), onde leciona na graduação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e pós- graduação (especialização em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas). Na Unama, também coordena o

projeto de extensão LeiaJá Pará - portal de notícias alimentado com a produção de alunos da graduação. Experiência na área interdisciplinar em comunicação, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Linha de pesquisa: política, desenvolvimento sustentável e processos midiáticos. É Coordenador de Edição do jornal O Liberal, de Belém-PA, onde também já atuou como repórter e editor. Trabalhou em instituições nacionais e internacionais voltadas à pesquisa na área ambiental.

Serviço

Dia: 03/05/2018 (quinta-feira) às 16h

Auditório do CCBEU

Inscrição - Clique aqui!

Immediate Access

LEIA MAIS

19.ABR

CINE CCBEU

Cine CCBEU apresenta:

"Os Cavalos de Fogo" de Sergei Paradjanov

Sinopse: Nos Cárpatos, Ivan (Ivan Mykolaichuk) e Marichka (Larisa Kadochnikova) compartilham um amor impossível. Os dois são de família rivais e o pai da moça foi o responsável pela morte do pai de Ivan. Quando ela morre, o rapaz se casa com Palagna (Tatyana Bestayeva), mas ainda assim não consegue esquecer sua paixão de outrora, para desespero de sua esposa.

País: União Soviética

Ano: 1965 - Duração: 97 minutos - 12 Anos

Serviço:

19 de abril (quinta-feira), às 18h30

No Cine Teatro do CCBEU

(Travessa Padre Eutíquio, 1309)

ENTRADA FRANCA

LEIA MAIS

02.ABR

EXPOSIçãO ÁGUA – FOGO- TERRA – AR

CCBEU expõem acervo MABEU, com mostra que fala sobre os 4 elementos da natureza.

Associar a arte com temas atuais pode ser um meio de criar um pensamento reflexivo e induzir uma mudança de comportamento, por que não? Pensando nisso, o MABEU- Museu de Arte Brasil Estados Unidos abre a exposição “Água – Fogo- Terra – Ar”, que pretende discutir assuntos importantes que envolvem a natureza, como problemas de contaminação, conservação da biodiversidade entre outras preocupações ambientais. Isso porque no dia 22 de abril é o dia da Terra.

“Pinçamos do nosso acervo, obras que abordam os elementos da natureza. São desenhos, pinturas, fotografias de diversos artistas. Em algumas obras os elementos são representados tal como são. Em outras obras são representados com toda a problemática que o envolve, já que infelizmente a natureza sofre com as ações desmedidas do homem”, ressalta Simei Bacelar, gerente cultural do CCBEU.  “Queremos que o público faça sua leitura e interpretação e que conclua que ele precisa ser consciente de seu papel como agente transformador e responsável pelo seu ambiente”, completa Simei.

As obras participantes são dos seguintes artistas: Abrão Bemergui,  Acácio Sobral,  Alex Cerveny,  Ana Mokarzel. Antonio Peticov,  Antonio Vitor,  Carlos Antonio, Crispin Baptista, Charbel, Danilo Di Prete,  Desirree Giusti, Diô Viana, Elza Lima,  Fayga Ostrower, Francisco Gonzalez, Jorge Eiró, Miguel Chikaoka, Pedro Morbach, P.P. Condurú, Pablo Mufarrej, Paula Sampaio, Paulo Andrade, Pedro Martinelli, Pedro Cunha, Romulo Fialdini, Ruy Meira, Shirley Penaforte, Tadeu Lobato, Ubirajara Ribeiro e Valdir Sarubbi.

Paralelamente a exposição haverá uma oficina sobre o plantio e trato de um planta, sob a orientação da Enactus UFRA, que é uma organização de acadêmicos, que buscam melhorar o mundo por meio do empreendedorismo. “Queremos que o público no final, saia sentindo vontade de cuidar de uma planta. Acreditamos que essa pequena ação poderá fazê-lo repensar sobre seu papel frente a natureza”, finaliza Simei.

Serviço: Exposição

Local: Galeria de Artes do MABEU - CCBEU

Visitação de: 05 a 26 de abril

Informações: 3221.6116 e 6143 ou artes@ccbeu.com.br

www.ccbeu.com.br

LEIA MAIS

06.MAR

BELéM MAIS PRóXIMA DE JFK

“Visionário Americano...”

viaja o Brasil e marca o centenário de nascimento do político, em maio deste ano.

A vida e a carreira de um dos políticos mais famosos da história da humanidade chegam a Belém em forma de exposição. O paraense poderá mergulhar na intimidade de John. F. Kennedy  na Galeria de Artes do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de hoje a 23 de março, de segunda a sexta-feira de 14 às 19h e sábado de 9 às 12h. “Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy” reúne imagens selecionadas da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, da Biblioteca da Fundação John F. Kennedy, Getty Imagens, acervo privado e arquivos da Família Kennedy que capturaram momentos importantes da trajetória da personalidade. A exposição é uma das coleções de fotografias do Kennedy mais pesquisadas já reunidas. “Visionário Americano” é baseada no livro “JFK: A Vision for America (“JFK: uma visão para América”).

Fotógrafos e cinegrafistas usaram imagens de John Kendedy e de sua família para transmitir a ideia de uma nova América, empenhada em construir um futuro brilhante para seus cidadãos. Kennedy, por sua vez, entendeu o poder das imagens para transmitir sua mensagem aos eleitores e foi um parceiro disposto na elaboração de sua personalidade pública para ajudar a construir apoio para o programa espacial, o Corpo de Paz, legislação sobre direitos civis e imigração, igualdade de remuneração para as mulheres, seguro de saúde federal para os idosos, entre outras bandeiras defendidas por ele.

Immediate Byte

LEIA MAIS

28.FEV

EXPOSIçãO: JOHN F. KENNEDY EM MOSTRA FOTOGRáFICA NO CCBEU

VISIONÁRIO AMERICANO: Vida e Época de John F. Kennedy

Uma nova exposição em comemoração à vida e trabalho do Presidente John. F. Kennedy poderá ser vista na Galeria de Artes do CCBEU- MABEU no período de 05 a 23 de abril. “Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy” reúne imagens selecionadas da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, da Biblioteca da Fundação John F. Kennedy, Imagens Getty, acervo privado e arquivos da Família Kennedy que capturaram momentos importantes da vida de Kennedy. A exposição é uma das coleções de fotografias do Kennedy mais pesquisadas, já reunidas. “Visionário Americano” é baseada no livro JFK: A Vision for America (“JFK: uma visão para América”).

O governo de Kennedy coincide com uma era de ouro do fotojornalismo na América. Nenhum outro político foi mais fotografado do que Kennedy – desde sua primeira candidatura ao Congresso como um herói de guerra condecorado em 1946; o seu casamento de conto de fadas com Jacqueline Bouvier em 1953, sua corrida presidencial à Casa Branca em 1960 e sua atuação como Comandante Chefe, até a sua trágica morte em Dallas em 1963. Fotógrafos documentaristas como Ed Clark, Ralph Crane, Philippe Halsman, Jacques Lowe, Steve Schapiro e Sam Vestal capturaram o otimismo e desafios do início dos anos de 1960 em algumas das melhores e mais vívidas imagens da época. Alguns dos fotógrafos na amostra são icônicos; outros nunca publicaram.

A exposição foi organizada por Lawrence Schiller das Produções Wiener Schiller, e também está viajando pelos museus nos Estados Unidos, começando pelo Museu Smithsonian de Arte Americana em Washington DC em maio de 2017, e na Sociedade Histórica de Nova Iorque no final de junho de 2017. A apresentação da exposição no ano passado marcou a celebração da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy e do Museu, que comemorou o ano do centenário de Kennedy. A exposição abriu a tempo para o que teria sido o 100º aniversário de Kennedy em 29 de maio de 2017.

ITINERÂNCIA.
Depois da abertura em maio de 2017 a exposição iniciou um tour para outras cidades nos Estados Unidos. Além disso, a Divisão de Diplomacia Cultural do Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou as imagens às embaixadas na Austrália, Brasil, China, Etiópia, Alemanha, Honduras, Kosovo, Polônia, Romênia, Coréia do Sul, Tailândia e Venezuela. As exposições viajam em cada país até 2019.

PUBLICAÇÃO
Durante a exposição, o público poderá apreciar um exemplar do livro “ JFK: A Vision for America”. Nele consta um dos maiores discursos de John F. Kennedy ao lado de ensaios de historiadores, levando pensadores políticos, escritores e artistas. O livro apresenta Kennedy no seu melhor pensamento, inspirador, eloqüente e sábio - em vários temas abrangentes, incluindo os direitos civis, a raça para a lua, o meio ambiente, a imigração, a crise dos mísseis cubanos e mais . JFK demonstra a profunda relevância de suas palavras hoje e seu poder e influência duradouros como líder e orador americano.

BELÉM:
O CCBEU recebe a mostra, por ser um dos Centros Binacionais no Brasil reconhecido pela Embaixada Americana. A mostra fica em exibição de 05 a 23 de março, de segunda a sexta-feira de 14 às 19h e sábado de 9 às 12h. Visitas podem ser agendadas através do telefone 3221.6116.

Safeguard your funds with the advanced encryption protocols of Ledger Live desktop update, ensuring your assets are secure.

LEIA MAIS

07.NOV

EXPOSIçãO DE ARTE NO MABEU - CCBEU ABORDA O UNIVERSO VIRTUAL DAS SELFIES

EXPOSIÇÃO DE ARTE NO MABEU- CCBEU ABORDA O UNIVERSO VIRTUAL DAS SELFIES 

Abre no dia 07 de novembro (terça-feira), a partir das 19h, a exposição de pinturas “No que você está pensando?”, sexta individual do artista visual paraense João Cirilo. A exposição estará em cartaz na Galeria de Arte do CCBEU, entre os dias 08 e 30 de novembro, com visitação de segunda a sexta, de 14h ás 19h, e aos sábados, de 9 às 12h, com entrada franca. A exposição voltada ao temas do retrato, reúne cerca de 50 pinturas, de pequenas e médias dimensões. 

Graduado em Educação Artística e com mestrado em Artes, ambos pela UFPA, João Cirilo provém de meios como o desenho e instalações multimídia, participando de exposições desde 2001. Sua primeira incursão no campo pictórico teve início em 2012, com seu interesse por questões relacionadas à cor, a partir de 2008. Aprendendo técnicas de pintura a acrílica por meio de livros e cursos, o artista começou a explorar o retrato, sobretudo o retrato feminino como tema, passando antes pelo desenho a lápis de cor, para analisar aspectos da composição através de questões cromáticas.

O fácil acesso a meios digitais de captação de imagem, como smartfones, tablets e máquinas fotográficas cada vez mais sofisticadas, promoveu uma maior democratização da fotografia, que mais do que nunca é explorada na produção de autorretratos, as chamadas selfies, tão em voga em decorrência do interesse por parte de uma expressiva parcela da população em registrar momentos de suas vidas e publicar nas redes sociais. Nunca estivemos tão interessados em publicar informações sobre nós mesmos e nunca estivemos tão interessados pela vida do outro, como nos dias atuais.

Foi intrigado por essa dinâmica da exposição da vida privada nas redes, e adotando muitas vezes a aleatoriedade como método, que o artista foi compondo um banco de imagens reunindo retratos de grupos, retratos individuais e em meio a esses, autorretratos, que serviram de base para a construção de telas que se pretendiam o mais próximas possível das fotografias originais, consideradas as limitações técnicas e perceptivas do artista em relação ao conjunto de formas, cores, volumes e dados compositivos e fisionômicos presentes em tais imagens. A série de pinturas “No que você está pensando?” tem como mote, assim, promover a transposição, para pintura em acrílica sobre tela, de algumas das fotografias apropriadas de redes sociais. A pergunta-título desta série se refere à emblemática pergunta que o Facebook faz aos seus usuários, diariamente.

Talvez o intuito desta série seja o de promover reflexões sobre a enorme produção de imagens na contemporaneidade, bem como levantar questões sobre a exposição da vida privada nas redes sociais e apontar para os possíveis usos, para o bem e para o mal, de tais imagens, tangenciando assuntos espinhosos como a apropriação e os direitos de imagem; a invasão de privacidade e a liberdade de expressão; os percursos, enfim, que as imagens podem fazer em tempos de mundos conectados.

Em outras palavras, ao se apropriar de imagens, e tentando, na medida do possível negociar seus usos, o artista pretende borrar as fronteiras entre o público e o privado, utilizando como instrumento o meio tradicional e potente da pintura, até pouco tempo relegada a segundo plano pela crítica e pelo mercado de artes, mas hoje dotada cada vez mais de interesse e relevância enquanto meio nas artes visuais.

 

SERVIÇO

No que Você está Pensando? - Retratos em acrílica de João Cirilo

Abertura: 07 de novembro, às 19h

Visitação: de 08 a 30/11, de segunda à sexta, de 14h às 19h, aos sábados, de 9h às 12h. 

Entrada franca

GALERIA DE ARTE DO MABEU - CCBEU

Travessa Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos Belém, Pará (91) 3221-6100

www.ccbeu.com.br 

ARTE EM PROCESSO                                                                               

Por Natacha Barros 

A exposição “No que você está pensando? arte em processo” apresenta um projeto em execução. Obras em vários níveis de acabamento são trazidas ao público numa expografia que destaca o fazer artístico, levando o visitante a percorrer tal caminho, das obras acabadas à intimidade do ateliê. Entre telas emolduradas e rabiscos que destacam os pontos de luz a serem coloridos à tinta, nos damos conta da dimensão técnica que João Cirilo lança mão, num processo lento e gradativo de aprendizagem.

A série iniciada em 2012 traz, para além do conteúdo pictórico, uma dimensão poética que diz respeito às relações de socialização na contemporaneidade. Tais obras mostram mulheres que posam não para o artista, como os modelos num atelier, mas que se mostram, elas mesmas, diante de câmeras fotográficas, a fim de se representarem para um público de inúmeros seguidores virtuais.

Sorrateiro, João vaga em sua comunidade online por brechas de privacidade propositalmente abertas pelos usuários. Neste flanar pelo ciberespaço, atento às figuras femininas, o artista sequestra fotografias públicas de mulheres desconhecidas para reproduzi-las: da tela do ecrã para a tela em tecido. As modelos podem ser encaradas como uma extensão do mundo real, e a intimidade expressada em seus olhares é como um simulacro da sensualidade de um encontro pessoal.

As imagens sequestradas nunca serão as imagens que retornam, por mais semelhança que se queira na técnica da pintura acadêmica, pois sua essência é alterada a cada deslocamento entre o real e o virtual. Ao transformar as selfies em pinturas, o artista confere a essas imagens um valor simbólico próprio dos retratos da tradição artística ocidental.

Neste trabalho, Cirilo dinamiza a relação entre obra e público à medida que, entre um estado e outro da obra, reinsere o retrato em processo na rede virtual de onde a retirou, numa atitude que leva à interação do público no tempo de criação da obra, mas, sobretudo, num rumo em que obra e modelo se encontram.  A série No que você está pensando? Está em parte disponível na página do artista na rede social Facebook, onde o usuário pode acompanhar a construção desse processo criativo. 

JOÃO CIRILO 

(Belém – PA, 1978) Mestre em Artes pelo Instituto de Ciência das Artes da UFPA (2011). Especialização em Semiótica e Artes Visuais pelo Núcleo de Artes da UFPA (2006). Graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Plástica pela Universidade Federal do Pará (2004). Pesquisador, professor e artista plástico. Atua como técnico cultural na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Desde 2001, participa de exposições, iniciando como  integrante do grupo A9, em Belém, com o qual  participou das exposições: Alternâncias, UFPA (2001); Grupo A9, (2002); Anti-Consumo, NUAR (2002); Visões, Galeria Theodoro Braga (2002); Montagem, Galeria Municipal (2003); Delírios, Elucubrações, Suspiros Poéticos e Saudades, Galeria Graça Landeira da UNAMA (2003). Participou das coletivas: Coletiva de Novos - Intermeios, SESC-DOCA (2002); Mostra Coletiva Abril Pra Arte, Galeria Municipal (2002); Novíssimos, Espaço Cultural Banco da Amazônia (2002-3); Exposição de abertura do atelier-café Almazen (2003); Evidências, Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha (2003); Fluxo de Arte Belém Contemporâneo, projeto de intercâmbio entre artistas brasileiros e Ingleses, realizado no Museu de Arte de Belém - MABE (2004); Inventário, Sala Vip da Vale Verde Turismo (2004); 8 Solos s/ Superfícies; Corporaturas, Museu Histórico do Estado do Pará (2008); Tessituras, Galeria Graça Landeira da UNAMA (2008); O Fio Condutor, Galeria Graphos: Brasil (RJ), 2012.  Foi selecionado nos salões: XI Mostra de Arte Primeiros Passos do CCBEU (2002), VI Projeto Cobra Criada, da Fundação Curro Velho (2002); Arte Pará 2005 e Pequenos Formatos da UNAMA em 2006. Individualmente realizou as exposições Pretinho Básico, na Galeria Municipal de Belém (2003)/Museu de Arte Popular, em Icoaraci (2004); O Desenho em Suspensão, resultado do curso de Especialização em Semiótica e Artes Visuais, (2005) no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas; o trabalho de intervenção site specific O Patrimônio Histórico, na Cidade Velha, no centro histórico de Belém, em meio à programação do 3° Fórum de Pesquisa em Artes, organizado pelo Instituto de Ciências e Artes da UFPA , (2006); Color Bars, na Galeria Theodoro Braga (2008) e Arte em Processo, na Galeria Vitória Barros, em Marabá (2016). Obras em acervo da Fundação Cultural do Estado do Pará e Museu Casa das Onze Janelas.

Contatos: (91) 981237363 | joaociriloneto@yahoo.com.br

facebook: https://www.facebook.com/joao.cirilo.771

LEIA MAIS

13.SET

PROGRAMAçãO CULTURAL DE ANIVERSáRIO

No mês de aniversário do CCBEU, uma diversificada agenda cultural foi feita pensando em proporcionar mais saber, arte e cultura para a sociedade: show de jazz, exposição de arte e reinauguração de um novo conceito de biblioteca.


DIA 26/set

Metrópole Jazz Ensemble

Grandes clássicos da música americana poderão ser ouvidos na terça-feira (26), no Teatro do CCBEU com a banda Metrópole Jazz Ensemble estará se apresentando em alto estilo, gratuitamente, com um grande concerto de Jazz, aos amantes da música americana.

O CCBEU e a Metrópole Jazz Ensemble vem mantendo uma parceria que permite a realização de um concerto de jazz, uma vez ao mês, no Teatro do Centro Cultural. A proposta atende a uma das missões do CCBEU que consiste na divulgação da cultura americana, e o Jazz é o símbolo maior da música daquele país.

Comemorar o aniversário do CCBEU faz parte do calendário cultural deste centro, que ao longo do ano também celebra o calendário das comemorações norte-americanas.

O Concerto musical tem entrada gratuita, a partir das 18h30, no Teatro do CCBEU, localizado na Travessa Padre Eutíquio, 1309.

Contato: Elielson 98124-8572


Access Award Ceremony:

No dia 26 de setembro às 18h no Teatro do CCBEU haverá uma solenidade para celebrar o início do curso denominado Access,  e estará presente um representante da Embaixada Americana. 

O English Access Microscholarship Program é oferecido e patrocinado pela Embaixada Americana e será sediado pela segunda vez na binacional de Belém, O CCBEU. Esse programa acontece em outras cidades do Brasil e em vários países, e aqui no Pará, contemplará 30 alunos da rede pública de ensino. O objetivo deste programa não é somente oferecer acesso ao aprendizado da língua inglesa, mas também promover a cultura norte-americana e engajar os alunos em trabalhos sociais, pois este aspecto é bastante incentivado na cultura norte-americana. Ao final do curso, que 1 anos e meio , os alunos receberão uma certificação reconhecida pela Embaixada Americana.

Para Gabriel Ferreira, participar do Progama Access foi super importante e um divisor de águas, pois o colocou em contato com a língua inglesa, mas com aspectos da cultura americana,  “Foi através dele que pude e estou tendo acesso à grande parte das conquistas e oportunidades que me são dadas, além de ter contribuído para o amadurecimento do meu caráter e a percepção dos problemas ao meu redor. Por isso, o Access foi vital para mim”, relata Gabriel Ferreira um dos participantes da primeira edição do programa.


Inauguração da nova Biblioteca: 

Será inaugurada a nova biblioteca do CCBEU Padre Eutiquio: um espaço inspirado nos novos conceitos de aprendizado, onde o público não apenas será incentivado a explorar e adquirir novos conhecimentos, mas também a criar novos conhecimentos. A nova biblioteca apresenta uma nova proposta de trabalho onde integrou um novo espaço para que seus usuários experimentem novas tecnologias e ferramentas para criar e inventar. Este espaço, conhecido como Makerspace, é parte da missão expandida da biblioteca e tem como propósito a inclusão, inspirar o interesse em ciência, tecnologia, design, apoiar a realização de atividades mão na massa ou do it yourself, desenvolver novas habilidades. 

A biblioteca do CCBEU estará aberta ao público e fará parceria com escolas públicas do entorno. “Nosso propósito é promover a cultura e formarmos uma plateia de leitores e fazedores e acreditamos que este espaço irá facilitar esta promoção, além de cumprimos nosso papel social e educativo para com a sociedade.”, reforça o Presidente do Conselho de Administração do CCBEU, José Augusto Torres Potiguar. 

A inauguração será no dia 26 de setembro e contará com a presença de representantes da Embaixada Americana, uma vez que esta instituição foi responsável pelos novos recursos introduzidos neste novo espaço maker.

 Contatos: Rosilene Oliveira - 98238-0476


DIA 28/set

Exposição de Arte “Para ver onde ir”

Abrirá no dia 28 de setembro às 19h na Galeria de Artes do CCBEU-MABEU a exposição “Para ver onde ir”, uma exposição coletiva que faz um recorte da arte contemporânea paraense. A exposição faz parte da programação de aniversário de 62 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos.

Os artistas convidados são Alexandre Sequeira, Alberto Bitar, Ana Mokarzel, Dina Oliveira, Elieni Tenório, Emanuel Franco, Elza Lima, Geraldo Teixeira, Guy Veloso, Ruma de Albuquerque, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Miguel Chikaoka, Nina Matos, Octavio Cardoso, Werne Souza, Zoca e Valdir Sarubbi, como artista homenageado.

Artistas que produzem obras de arte das mais variadas formas e linguagens foi a base para mostrar ao público uma parte do que é produzido no Pará. Artistas e fotógrafos com carreiras estabelecidas e independentes, mas unidos pelo fazer artístico. 

Alguns dos artistas da mostra tiveram suas carreiras impulsionadas pelo Salão de Arte Primeiros Passos, do CCBEU, como Werne Souza, primeiro lugar da primeira edição do salão; Elieni Tenório, outra vencedora anos depois, 1997; e Ana Mokarzel foi selecionada no salão em 2013.

Valdir Sarubbi foi o artista que inaugurou a Galeria em 1995, com a exposição Memórias de Alexandria e nesta mostra é o artista homenageado.

Na exposição poderão ser vistos pinturas, fotografias, objetos e vídeos. “Queremos que a população veja a produção cultural do Pará, sabemos que existe muita produção de boa qualidade.”, finaliza Simei.

Serviço: Exposição “Para ver onde ir”

Dia: 28 de Setembro às 19h

Local: Galeria de Artes do CCBEU

Visitação de: 29 de setembro a 28 de outubro

Apoio: Amazon Beer

Informações: 3221.6143 ou www.ccbeu.com.br 

artes@ccbeu.com.br

Contatos: Simei – 988083902

LEIA MAIS

28.AGO

26º SALÃO DE ARTE DO CCBEU “PRIMEIROS PASSOS”

26ª MOSTRA DE ARTE CCBEU 'PRIMEIROS PASSOS'

O salão de Arte Primeiros Passos, do Centro Cultural Brasil Estado-Unidos (CCBEU) premiará no dia 07 de dezembro às 19h, os três artistas que foram escolhidos pelo Júri como primeiro, segundo e terceiro lugar, além de apresentar todos os artistas que foram selecionados na edição deste salão, que há 26 anos ininterruptos revela novos talentos no campo das artes visuais.

Neste ano o Júri formado por Eder Oliveira, Simei Bacelar e Valério Silveira,  tiveram a difícil missão de analisar mais de 200 trabalhos.

Nesta edição os premiados foram:

1º lugar:   Desiree Costa Giusti

2º Lugar:  Rafael Fernando Serrão Chaves (Rafael da Luz)

3º Lugar:  Rafael Matheus Moreira

De acordo com a gerente artístico cultural do CCBEU, Simei Bacelar,  desde 2015 o Salão veio com um formato diferente, onde o participante opta em se inscrever na primeira fase do salão, momento em que ele recebe orientações a respeito de suas propostas. “Percebemos que esta etapa fez grande diferença para quem participou, porque notamos que ainda falta muita informação e conhecimento de como apresentar, e como selecionar os trabalhos. Esta fase tem como objetivo a reflexão e assimilação do participante em seu modo de produzir e pensar a arte, porque acreditamos que também temos esse papel educativo. Percebemos que houve uma melhora significativa na forma de seleção e apresentação dos trabalhos.”, acrescentou.

Além dos premiados, o Júri decidiu dar duas Menções Honrosas: uma para

Brenda Brito do Carmo

Luiza Brilhante Bezerra

Serviço

A vernissage do salão de Arte Primeiros Passo do CCBEU será no dia 07 de dezembro às 19h e poderá ser visitada até o dia 13 de janeiro de 2018 de segunda a sexta-feira, de 14h as 19h e no sábado de 9h as 12h, na Galeria de Arte do CCBEU, na Tv. Padre Eutíquio, 1309.

Mais informações: (91) 3221.6143

Selecionados:

1. Alexandra Castro Conceição

2. Alexandre Limamoura

3. Antonia Nayane Muniz de Oliveira

4. Arnaldo Rocha Duarte

5. Benelton Lobato

6. Carol Pimentel

7. Cleber Cajun

8. Deia Lima

9. Elton Galdino

10. Ferdinando Magalhães

11. Fernando Paranhos

12. Franciney Carvalho Palheta (Ney Carvalho)

13. Francisco Dion Ribeiro

14. Gilberto Guimarães Filho

15. Jéssica Wisniewski

16. Joelma Simone da Costa Souza

17. Jorge David Ramos

18. Jorge Wanderley Crespo Teixeira

19. José Santana Carvalho (Santo)

20. Juliana Lobato (Juh Lee)

21. Karina Martins

22. Lucas Negrão

23. Lucio Volpini

24. Luiza Chedieck

25. Marcelo Kalif

26. Marcelo Santos / Andreza Machado

27. Maria Itatiane Moraes

28. Mário Noronha

29. Mauricio Igor Neves de Almeida

30. Mônica da Costa Pereira (Mia Flautim)

31. Mônica Lizardo de Mor

32. Nívea Alessandra Brito

33. Otávio Castro

34. Rafael Areas Jr.

35. Rosana Rodrigues Crespo Teixeira

36. Samir Dams

37. Sylvia de Toledo Battaglia

38. Wellington Spinola

39. Ylen Brito

LEIA MAIS

24.AGO

OFICINA MAKER

Maker Construção de Câmera Artesanal

Aprenda a  construir uma câmera fotográfica artesanal pinhole utilizando uma caixa de fósforo e um filme colorido. As imagens serão reveladas  e exibidas num foto varal.

Investimento: Apenas R$ 25,00

Não perca esta oportunidade de você fazer sua própria câmera fotográfica

e fazer fotos incríveis!

Opções de Dias:

Dia 02.set (sábado) de 9h30 às 11h30 ou

Dia 06.set (quarta) de 14h às 16h ou

Dia 08.set (sexta) de 14h às 16h

Informações:

Travessa Padre Eutiquio, 1309

Fone: 3221-6116 ou 3221-6143

www.ccbeu.com.br  

LEIA MAIS

23.AGO

PUBLIC SCHOOL TEACHER DEVELOPMENT PROGRAM 2017

Informações gerais:

O PUBLIC SCHOOL TEACHER DEVELOPMENT PROGRAM (PSTDP) é um programa oferecido pela embaixada americana que tem por objetivo aprimorar a competência comunicativa e práticas pedagógicas de professores de escola pública por meio do estudo sobre aspectos metodológicos do ensino de inglês.

CANDIDATOS APROVADOS - PSTDP 2017

ADRIANA CLAUDIA RODRIGUES XAVIER 

ANDRÉA MARINHO GOMES DE SOUZA 

ANTÔNIO SÉRGIO MENDES TEIXEIRA 

CAMILA RODRIGUES MENDES 

CLAUCILENE FRANÇA RUFINO 

CLAUDINEIA DE CASSIA REBELO PAMPLONA 

EDERSON RENAN PACHECO FARIAS 

EMILIA GOMES BARBOSA 

ELEN CRISTINA FERNANDES DA COSTA 

GERSON CORRÊA DA COSTA 

GISELE CHAVES NINA VIVAS 

GISELI LOUSEIRO COSTA 

IZABEL CRISTINA LOPES DA COSTA 

ISA CRISTINA LEAL MACIEL 

JAMYLLE SIQUEIRA SANTOS 

JANOTILIA KOUDELA 

LÍVIA ROSY FRANCO MAGALHÃES 

MARCIA LILIANI MAIA BATALHA 

MARIA ESTELITA DO AMARAL PEREIRA 

MÁRCIA REJANE FELIPPE DE TOLEDO PANTOJA 

MÔNICA DE NAZARETH DOS SANTOS RAMOS 

NILMA RAIMUNDA PEREIRA RODRIGUES 

ROSIANE SILVA SANTOS CANAVARRO 

RAISSA DE DEUS BARBALHO PAMPLONA 

REGINA BRANDÃO RODRIGUES 

SHEYLA ALVES OBADIA 

WANDO WILIAM SILVA LISBOA 

WANESSA FERREIRA TAVARES LIMA

LEIA MAIS

10.AGO

EXPOSIçãO: QUEM DISSE QUE O TEMPO NãO PARA?

Exposição no MABEU aborda o tempo e a vida

Valério Silveira, curador da exposição foi o responsável por reunir vários fotógrafos apaixonados por fotografia que se reúnem desde 2016, e juntos comemoram o “Dia da Mundial da Fotografia”.

A partir de quarta-feira (16/08/2017), o Museu de Arte Brasil – Estados Unidos (MABEU-CCBEU) traz ao público paraense a mostra  “Quem disse que o tempo não para?”, uma exposição coletiva que reúne obras criadas a partir da percepção distinta de 19 artistas, a respeito do tema. Cada fotógrafo foi instigado a desdobrar o tema e surgiram vários subtemas, como paisagens humanizadas, paisagens naturais, lugares metafóricos, cenas de ambientes, abstratos, detalhes de objetos. O Resultado foi materializado em 38 fotografias impressas em papel algodão fineart em PB e coloridas. 

Paralelamente à mostra, haverá visitas guiadas e será oferecido um Workshop com vagas limitadas, no dia 19 de agosto.

“Essa exposição mostra como a fotografia revela aspectos do tempo que guarda, retém, aprisiona pedaços de lembranças, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. O público é convidado a fazer esta reflexão”, observa Valério Silveira, que tem se dedicado a fotografia nos últimos 10 anos.

SERVIÇO

Quem disse que o tempo não para?

Quando: 16/08/17 

Visitação de 17/08 a 16/09/17

Onde: Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém.

Abertura: quarta-feira (16/08/2017) às 19h

Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h

Visitas de grupos e escolas: com agendamento.

Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143

ENTREVISTAS E IMAGENS 

Valério Silveira – (91) 98340.2607 – valeriosilveira@gmail.com

O tempo grafado em imagem traz reflexões sobre a vida, sobre nossa permanência nessa teia temporal que nos mantém nela enquanto não for interrompida. No dia a dia, já é difícil pensar e nos situarmos no que chamamos de tempo, vendo que podemos visualizar outras coisas ao nosso redor, no espaço físico e mental. Agora, a que tempo pertencemos? Ou, que tempo nos pertence? A vida pode passar por nós sem que percebamos a ação do tempo sobre as coisas, a não ser que nos afastemos delas por algum TEMPO. Dizem que o tempo é o mais cruel dos vilões e o aliado mais poderoso que temos. Dois lados da mesma moeda. Mas como parar o tempo? Quem disse que o tempo não para? Como voltar através dele? A fotografia nos revela e nos permite que isso se torne um fato. Guardando, retendo, aprisionando em pedaço do tempo, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. Para que outros olhos também possam ter participação nessa viagem no tempo-espaço-memória, desencadeando possíveis lembranças ou ficções para que a alma se alimente. Acredite! A alma vai precisar desse alimento. É só questão de TEMPO!

LEIA MAIS

23.JUN

INDEPENDENCE DAY CCBEU

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos - CCBEU - comemora a 241º aniversário da declaração da independência dos Estados Unidos da América com concerto de Jazz da banda “Metrópole Jazz Ensemble”, que tocará grandes clássicos da música americana.

A Metrópole Jazz Ensemble é um grupo de música instrumental, idealizado pelo músico e professor de trompete da Emufpa, Elielson Gomes. Seus integrantes são considerados grandes profissionais nas áreas dos seus respectivos instrumentos. Com a formação no estilo  “Big Band”, que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz, composto geralmente entre doze a vinte e cinco músicos distribuídos em naipes de saxofones, trombones, trompetes. Também composta por bateria, percussão, contrabaixos elétrico e acústico, além da guitarra e piano/teclado.

As improvisações são frequentes e executados nos momentos determinados no arranjo. É das Big Bands também que provém a expressão band leader, que é assim chamado o artista no qual influencia toda a banda, que se inspira e o segue, por exemplo: na linguagem e dinâmica ao interpretar certas frases da música. Geralmente este músico é o 1º trompetista.

O CCBEU e a Metrópole Jazz Ensemble firmaram uma parceria com a finalidade de que uma vez no mês seja realizado um concerto de jazz no Teatro do CCBEU. A proposta da Metrópole Jazz Ensemble neste projeto de extensão é ampliar mais o trabalho de música popular que vem sendo realizado na Emufpa. Por outro lado, é missão do CCBEU divulgar a cultura americana, e o JAZZ é símbolo da música deste país.

Comemorar a Independência dos Estados Unidos, também faz parte do calendário cultural do CCBEU, que ao longo dos anos celebra o calendário das comemorações norte-americanas. Nos Estados Unidos é um feriado nacional, onde os seus cidadãos celebram o dia como sendo uma das datas mais importantes para país. 

Este dia comemora a Declaração de Independência que aconteceu em 1776, quando as Treze Colônias declararam a separação oficial do Império Britânico. Durante este dia, os cidadãos costumam realizar diversos eventos de comemoração. É comum a realização de atividades ao ar livre, jogos de beisebol, e também o espetáculo de fogos artificiais.

O Concerto musical será com entrada gratuita, a partir das 19h30 no Teatro do CCBEU, localizado na Travessa Padre Eutíquio, 1309.

Serviço do Concerto:

Dia: 28 de junho de 2017

Hora: 19h30

Local: Teatro do CCBEU- Travessa Padre Eutíquio, 1309.

Informações 32216116 - 32216143

Entrada franca

LEIA MAIS

14.JUN

CCBEU TECH&FUN

CCBEU Tech&Fun 

É muita diversão e aprendizado!

O Tech & Fun é um programa com oficinas diferenciadas, que proporciona ao participante muita diversão e aprendizado de maneira vivencial, tudo isso em um ambiente seguro e confortável para todos. O participante do Tech & Fun terá a oportunidade de vivenciar a cultura americana, desenvolver o idioma inglês, realizar atividades culturais, tecnológicas e ainda fazer amigos!

Atividade:

  • Tecnologia
  • Cooking Class
  • Mágica
  • Artes
  • Robótica
  • Prática da Língua Inglesa

Atividades diferentes de tudo que você já viu!

Informações

Público: Crianças de 8 a 11 anos

Período: 3 a 5 de julho

Local: CCBEU (Travessa Padre Eutiquio, 1309)

Horário: 9h às 12h

Valor R$ 220,00

Vagas Limitadas

LEIA MAIS