10.AGO.2020

Exposição: Quem disse que o tempo não para?

Exposição no MABEU aborda o tempo e a vida

Valério Silveira, curador da exposição foi o responsável por reunir vários fotógrafos apaixonados por fotografia que se reúnem desde 2016, e juntos comemoram o “Dia da Mundial da Fotografia”.

A partir de quarta-feira (16/08/2017), o Museu de Arte Brasil – Estados Unidos (MABEU-CCBEU) traz ao público paraense a mostra  “Quem disse que o tempo não para?”, uma exposição coletiva que reúne obras criadas a partir da percepção distinta de 19 artistas, a respeito do tema. Cada fotógrafo foi instigado a desdobrar o tema e surgiram vários subtemas, como paisagens humanizadas, paisagens naturais, lugares metafóricos, cenas de ambientes, abstratos, detalhes de objetos. O Resultado foi materializado em 38 fotografias impressas em papel algodão fineart em PB e coloridas. 

Paralelamente à mostra, haverá visitas guiadas e será oferecido um Workshop com vagas limitadas, no dia 19 de agosto.

“Essa exposição mostra como a fotografia revela aspectos do tempo que guarda, retém, aprisiona pedaços de lembranças, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. O público é convidado a fazer esta reflexão”, observa Valério Silveira, que tem se dedicado a fotografia nos últimos 10 anos.

SERVIÇO

Quem disse que o tempo não para?

Quando: 16/08/17 

Visitação de 17/08 a 16/09/17

Onde: Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém.

Abertura: quarta-feira (16/08/2017) às 19h

Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h

Visitas de grupos e escolas: com agendamento.

Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143

ENTREVISTAS E IMAGENS 

Valério Silveira – (91) 98340.2607 – valeriosilveira@gmail.com

O tempo grafado em imagem traz reflexões sobre a vida, sobre nossa permanência nessa teia temporal que nos mantém nela enquanto não for interrompida. No dia a dia, já é difícil pensar e nos situarmos no que chamamos de tempo, vendo que podemos visualizar outras coisas ao nosso redor, no espaço físico e mental. Agora, a que tempo pertencemos? Ou, que tempo nos pertence? A vida pode passar por nós sem que percebamos a ação do tempo sobre as coisas, a não ser que nos afastemos delas por algum TEMPO. Dizem que o tempo é o mais cruel dos vilões e o aliado mais poderoso que temos. Dois lados da mesma moeda. Mas como parar o tempo? Quem disse que o tempo não para? Como voltar através dele? A fotografia nos revela e nos permite que isso se torne um fato. Guardando, retendo, aprisionando em pedaço do tempo, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. Para que outros olhos também possam ter participação nessa viagem no tempo-espaço-memória, desencadeando possíveis lembranças ou ficções para que a alma se alimente. Acredite! A alma vai precisar desse alimento. É só questão de TEMPO!

OUTRAS NOTÍCIAS

07 de DEZ de 2019

NOTA DE PESAR

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?". João 11: 25-26.Neste s..

LEIA MAIS
16 de SET de 2019

EXPOSIçãO TERRITóRIOS

Um recorte de artistas de diferentes partes mundo tendo como tema a Terra e suas diversas questões na Galeria de Arte do CCBEU.A exposição Territórios sinaliza um local de encontro entre artistas ..

LEIA MAIS
16 de SET de 2019

MAKER DAY BRASIL 2019

Alô galera!! Preparados para o segundo Maker Day Brasil? Será no dia 28 de setembro (sábado), de 9h às 13h, no CCBEU Padre Eutíquio.Com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, diversos Cent..

LEIA MAIS
20 de MAI de 2019

SALãO DE ARTE PRIMEIROS PASSOS

CCBEU - MABEUEDITAL DO 28º SALÃO DE ARTE DO CCBEU“PRIMEIROS PASSOS”As inscrições para o 28º Salão de Arte CCBEU "Primeiros Passos" serão realizadas na Galeria de Arte do MABEU/CCBEU,  ..

LEIA MAIS